Viagem

Rolé de bike na Galícia entre pérgolas de Albariño

Se você viajou para a Espanha, está na Galícia e gosta de mountain bike, e de vinho, uma boa pedida é a rota Entre Rías, do Wikiloc, que parte da vinícola Pazo Cilleiro, da Muriel Wines, no coração do vale de Salnés, nas Rías Baixas.

Ponto de partida e chegada: vinícola Pazo Cilleiro

O itinerário é circular e abrange muitos dos principais locais costeiros da barra de Arousa e a costa norte da barra de Pontevedra. Povoados como Cambados, Ribadumia, Seixinos, Meaño, Covelo e Combarro nos recebem entre aromas do mar, paisagens verdes e culinária autêntica.

Costa da Eirexe, na barra de Arousa

A estrada entra na área do Monte Castrove, mais de 400 metros acima do nível do mar. Do seu cume, em dias claros, temos vistas espetaculares de toda a região de Salnés. Existem aldeias, praias, colinas, casas em todos os lugares e, entre elas, inúmeros pequenos vinhedos da Albariño, muitos dos quais plantados com o exclusivo sistema de pérgolas, tradicional nessas terras.

Vinhas de Albariño plantadas no sistema de pérgola

Também atravessamos o pequeno vale onde está localizado o mosteiro de Armenteira, referência espiritual da região. O monastério está localizado no meio da natureza, cercado por florestas e riachos frescos que movimentam os moinhos das Rutas da Pedra e da Auga. Aliás, se tiver tempo, vale a pena desviar para conhecê-las.

O monastério de Armenteira

Finalmente, chegamos ao ponto de partida, Pazo Cilleiro, onde podemos nos recuperar degustando um Albariño feito com as uvas das mesmas vinhas que percorremos.

 

PEDAL ENTRE RÍAS

Tipo de percurso: circular

Distância total: 60 km

Grau de dificuldade: listado como “difícil”

Inclinação total: 455 metros



Assine Nossa Newsletter

e receba novidades, promoções e convites para eventos da importadora Winebrands