Viagem

Roteiros sob medida para quem gosta de vinho

Para quem gosta de vinho, o turismo pode ter uma textura especial, com aroma pronunciado. Mais ou menos frutado, muito ou pouco encorpado… depende do lugar. É que a viagem pode ir além de um passeio convencional. Ela pode ser temática e tornar possível uma imersão no universo vitivinícola com experiências inesquecíveis, incluindo, claro, grandes degustações e bate-papos com quem realmente entende do assunto, seja em vinícolas consagradas na França, na Itália, em Portugal e nos Estados Unidos ou na área VIP de um cruzeiro de luxo. As opções são tentadoras, basta saber escolher quem organiza os pacotes.

A Associação Brasileira de Sommeliers é uma entidade que dispensa apresentações com tradição na organização de viagens para regiões vitivinícolas. “A diferença é que temos um ótimo relacionamento com produtores do mundo todo e conseguimos visitar vinícolas que não abrem suas portas para o grande público”, explica Arthur Piccolomini de Azevedo, da ABS. “É uma oportunidade de degustar grandes rótulos, como supertoscanos ou ícones de Bordeaux e Borgonha, e até conhecer os donos ou o enólogo da vinícola”.

Cruzeiro

Piccolomini também organiza e participa há sete anos de grandes degustações em alto-mar. A bordo de luxuosos navios de cruzeiro, durante quatro dias, grupos de enófilos desfrutam das mordomias da área privativa da embarcação e desfrutam de degustações especiais à noite, antes do jantar, capitaneadas por especialistas da ABS, que contam histórias e falam sobre o vinho, a vinícola, a região e o país.

Outra entidade que organiza roteiros temáticas para enófilos é a Associação Brasileira de Amigos do Vinho. A SBAV-SP promove para seus associados viagens para regiões vinícolas tanto no Brasil como no exterior. Em passeios para locais como a Patagônia, na Argentina, o grupo visita as principais bodegas com almoços harmonizados e degustações.

No Rio, a tradicional rede Bergut & Vinho, na figura de seu fundador José Grimberg, leva há pelo menos 10 anos grupos de 10 a 20 pessoas para grandes destinos enogastronômicos. “Já fiz 14 viagens internacionais para países como Chile, Itália, França e Portugal”, diz Grimberg. “Organizamos degustações exclusivas, fazendo visitas com calma, uma vinícola por dia, para locais nem sempre acessíveis para quem viaja sozinho. Uma vez passamos uma semana na Toscana e visitamos as propriedades da Antinori. Inesquecível a degustação do Tignanello”.

Experiência

Agências que organizam viagens tradicionais também encontraram no vinho um atrativo turístico para seus clientes. É o caso da Longe e Perto, afiliada da operadora Primetour, que criou neste ano um segmento chamado Rotas e Vinhos. “Nele colocamos todos os nossos roteiros de enoturismo, que combina a ida a vinícolas com experiências diferenciadas” explica Cinthia Araújo, da Rotas e Vinhos. “Em novembro, temos um grupo para Mendoza. Para o ano que vem, estamos trabalhando um roteiro diferente para Portugal, que inclui passeio de barco pelo rio Tejo. E tenho uma demanda mais específica para um roteiro para o Uruguai”. Veja a seguir os detalhes das diferentes operadoras de turismo que montam pacotes personalizados para quem quer unir duas paixões, viagens e vinho.

CRUZEIRO WINE & SEA

São três degustações especiais organizadas na área VIP de um cruzeiro com participação de dois nomes de peso da ABS, os especialistas Arthur Piccolomini de Azevedo e José Luiz Borges. Com direito a pensão completa, o grupo fica hospedado em um setor privativo do navio, o Yacht Club, com um mordomo para cada três luxuosas cabines, além de piscinas, restaurantes, bares e outros mimos exclusivos. Quem quiser tem acesso às demais dependências do cruzeiro, que oferece atrações como teatros, cassinos, shows e free shops. O navio da armadora MSC parte de Santos, visita dois destinos e retorna para São Paulo. Neste ano, estará no Brasil o MSC Fantasia, que vai atracar nas praias de Porto Belo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina. “As degustações acontecem uma hora e meia antes do jantar, com petiscos e snacks e fichas para cada um dos rótulos. Ela é aberta a todos os hóspedes do Yatcht Club, que acomoda até 150 pessoas em 69 cabines”, explica Silvana Silvestrini, diretora da Aquarius Turismo, que organiza a viagem. Entre os destaques deste ano estará uma degustação patrocinada pela Winebrands de Vinhos Verdes e Douro, com rótulos Covela e Quinta das Tecedeiras. “Procuramos fazer uma apresentação lúdica, mas com boa base técnica. Não pode ser chato (risos). Além da degustação, ficamos no navio e temos oportunidade de conversar mais com as pessoas sobre vinhos e outros assuntos, em um ambiente de muito requinte e sofisticação”, acrescenta Arthur Piccolomini de Azevedo.

Mais Informações

Wine&Sea 2019 – Sétima edição

De 20 a 23 de novembro

R$ 6.853 para duas pessoas

www.projetoaquarius.com.br

(11) 5539-2777

 

ROTEIROS ABS

As viagens organizadas pela Associação Brasileira de Sommeliers têm o suporte da agência de turismo Alternatur, capitaneada pelo enófilo Gilberto Braghetta e sua mulher Cecília. São viagens de até 20 pessoas para lugares escolhidos a dedo, com acesso privilegiado a vinícolas por conta do prestígio dos diretores da ABS. Nos últimos três anos, a entidade já levou grupos para vinícolas em países que vão além do circuito França, Itália, Portugal e Espanha, como África do Sul, Nova Zelândia e Estados Unidos. Em geral, são 15 dias de viagem, uma média de duas vinícolas por dia, com roteiros sob medida. “O enólogo normalmente acompanha o grupo e dá uma verdadeira aula durante as degustações”, explica Cecília Braghetta.

Mais informações

ABS-SP

www.abs-sp.com.br

(11) 3814 7853 /  3814 1269

Alternatur

(11) 3257-0955

www.alternatur.com.br

 

ROTEIROS BERGUT

A rede Bergut Vinho & Bistrô trabalha com centenas de rótulos de grandes produtores do mundo e é referência em enogastronomia no Rio de Janeiro. Seu fundador, o sommelier amador José Grimberg, usa a experiência com vinhos para organizar viagens temáticas, como um guia turístico especializado. “O que fazemos não é uma simples visita. Passamos o dia em vinícolas bem selecionadas e somos recebidos com atenção especial, degustando grandes vinhos”, explica Grimberg, hoje com 76 anos. “Já aconteceu de o proprietário almoçar conosco”. Os roteiros são traçados conforme a demanda do grupo, que pode ser de confrarias, empresas, amigos ou familiares, sempre em bons hotéis. O limite é para 20 pessoas.

Mais informações

Bertug

(21) 98642-4242

www.bergut.com

 

LONGE E PERTO – ROTAS E VINHOS

A executiva Cinthia Araujo sempre viajou muito para regiões vitivinícolas. Conheceu o mundo atrás de bons vinhos e experiências únicas. Daí nasceu a ideia de criar o segmento Rotas e Vinhos dentro da consultoria de turismo Longe e Perto. “Temos os roteiros tradicionais, mas criamos uma área para quem gosta de vinho e procura destinos em busca de uma imersão enogastronômica”, explica Cinthia Araujo. Os roteiros são montados de acordo com a demanda, para grupos, famílias ou casais. “O objetivo é colocar as pessoas em contato com as famílias que produzem o vinho para entender como é essa relação”.

Mais informações

Longe e Perto

Longeeperto.com

@rotasevinhos

(11) 99965.7343

 

ROTEIROS SBAV-SP

Fundada em 1980, a Associação Brasileira dos Amigos do Vinho se diz a primeira confraria de vinhos do Brasil. A entidade reúne diferentes perfis de gente ligada ao universo vitivinícola, de apreciadores e enófilos a enólogos e grandes estudiosos. No intuito de congregar pessoas interessadas em vinho, a SBAV-SP organiza viagens temáticas para destinos no Brasil e no exterior, normalmente aproveitando feriados prolongados. Os roteiros incluem viagens variadas. De vinícolas nas Serras Catarinenses e um tour para a Avaliação Nacional de Vinhos no Brasil até pacotes para Chile e Argentina, sempre com suporte da agência Diva Portela Turismo.

Mais informações

SBAV-SP

(11) 3814-7905

sbav-sp.com.br

 



Assine Nossa Newsletter

e receba novidades, promoções e convites para eventos da importadora Winebrands