Viagem

Úmbria, um mergulho na Itália profunda

Próxima dos Montes Apeninos, a região é uma espécie de Minas Gerais da Itália, não tem acesso ao mar e é considerada “Il cuore verde d’Itália”, o coração verde do país, frase tirada de um poema do italiano Giosuè Carducci. Com vastas extensões de terrenos planos e férteis e uma infinidade de colinas recobertas de vinhedos, a cada ano a Úmbria recebe um número crescente de turistas, com atrativos próprios e muito particulares, como as belíssimas cidades medievais Perugia, Orvieto, Gubbio, Todi, Spoleto e Norcia.

Além das cidades mais conhecidas e representativas, há diversos vilas e lugarejos menores e não menos encantadores, como Montefalco, Foligno, Bevagna, Spello, Trevi, Narni, Assisi e Città di Castello. A cidadela de Spello é algo especial, com suas vielas estreitas e tortuosas e seus restaurantes acolhedores, onde se pode apreciar a autêntica gastronomia da Úmbria, com seus assados e trufas negras.

Entre vinhedos

Uma grande vantagem de viajar pela Úmbria é que muitas destas cidades e vilas encontram-se a curta distância umas das outras. Se locomover de carro é a melhor maneira, provavelmente a única, de enveredar por bucólicas estradas secundárias, através de vinhedos seculares e descobrir vilinhas perdidas no tempo. A melhor coisa é não se prender a um cronograma rígido. Há muito a ser explorado na verdejante Úmbria.

A agricultura umbra concentra-se principalmente em olivais e vinhedos, e também algumas plantações de tabaco. Dentre as centenas de propriedades rurais que produzem vinhos de grande qualidade, destaca-se o belíssimo Castello della Sala, da família Antinori, que produz vinhos premiados mundialmente, como o Cervaro della Sala, o branco italiano mais premiado do país na atualidade, elaborado com as uvas Chardonnay e Grechetto, o corte clássico umbro. É bastante comum o Rosso de Montefalco, produzido com a uva tinta Sagrantino de Montefalco, cultivada principalmente ao redor da vila de mesmo nome.

Cidades medievais

  • Norcia, com suas trufas, presuntos e queijos, é um centro gastronômico por excelência.
  • Em Orvieto, o Domo di Orvieto é uma das mais belas catedrais da Itália.
  • O festival de verão de Spoleto é um dos grandes eventos culturais da Europa.
  • A charmosa Foligno realiza, todos os anos, o Festival Primi Piatti, quando a pequena cidade recebe milhares de turistas.
  • Já a pequena Assisi, encravada no contraforte do monte Subasio, é um destino mundial de peregrinação religiosa, cidade natal de São Francisco de Assis.
  • Gubbio é mundialmente famosa pela excepcional riqueza de monumentos e pelo fascínio de seu aspecto medieval, quase inalterado no decorrer dos séculos. Nas ruas, são encenadas tradicionais manifestações folclóricas, como a Corsa dei Ceri e o Palio Della Ballestra.

Experimente

  • A Úmbria é a terra dos embutidos e pastramis. Em várias partes da Itália, o comércio de salames, presuntos, mortadelas e afins é chamado de norcineria, uma referência à pequena cidade medieval de Norcia, que até hoje produz o que há de melhor em embutidos.
  • Um saboroso prato tradicional da Úmbria é a porchetta (porqueta), uma forma de assar porco recheado, sem ossos e costelas.
  • A região é também notória pela farta ocorrência do tartufo nero, a cobiçada trufa negra, principalmente ao redor da pictórica vila de Valnerina, que responde pelo fornecimento de quase metade de toda trufa negra colhida no país.


INFO & BY YOURSELF

Como chegar

Swiss e Lufthansa têm os voos diários mais rápidos de São Paulo para Florença, com uma escala. De Florença, a melhor opção é alugar um carro e seguir para a Úmbria, num trajeto de aproximadamente 150 km em ótimas estradas.

Onde Ficar

Uma ótima opção é se hospedar no Hotel Itália, na pequena Foligno, estrategicamente situada a apenas 40 km da capital Perugia, a 24 km de Assisi e cercada de belíssimas vilas medievais, como Bevagna e Spello. www.hotelitaliafoligno.com

Onde Comer

Em Spello, na belíssima Cantina di Spello Via Cavour, 2, 06038 Spello PG, Itália.
Fone: +39 0742 651775

Tags: ,


Assuntos Relacionados:


Assine Nossa Newsletter

e receba novidades, promoções e convites para eventos da importadora Winebrands