Sommelierie

13 cursos de vinho para iniciantes e iniciados

O vinho é uma fonte inesgotável de informações e sempre é possível aprender mais sobre esta incomparável bebida, mas,  para aproveitar ao máximo cada nova degustação, compensa ter uma base de conhecimento. Isso vale tanto para quem é ou pretende ser profissional da área como, também, para aqueles que descobriram no vinho uma grande paixão.

O caminho mais seguro para se aprimorar na arte de apreciar vinhos é fazer um curso. Mas qual? Há algumas opções e o importante é saber o que se pretende. Há cursos de formação e certificações internacionais para sommelier ou sommelière profissionais, cursos para profissionais da área de gastronomia e turismo que queiram maiores conhecimentos sobre vinhos ou, simplesmente, para enófilos apaixonados que queiram aprender o básico ou conhecer em detalhes as nuances e particularidades de sua bebida amada.

“Busque alinhar sua expectativa ao que o curso oferece. Considere seu objetivo, se você busca algo mais técnico e comercial, ou apenas lúdico e descontraído”, recomenda o sommelier Diego Arrebola. “Leve em conta também sua comodidade. Considere local, horário e duração, e veja se atende à sua demanda”.

Independentemente do objetivo, o fato é que se prova muitos vinhos em um curso. “São dezenas de rótulos. Aprende-se a prestar atenção nas sensações proporcionadas por um vinho, e o aluno se torna apto a realizar degustações técnicas. Ele reconhece os aromas, a estrutura, os taninos e cada um dos demais detalhes de um vinho. Ou seja, sabe o que bebe, mesmo que sempre possa aprender mais”, explica Beto Duarte, professor do Interanational Sommelier Guild.

O advogado Eduardo Milan se tornou um degustador profissional depois de obter um certificado nível 3 da WSET (Wine & Spirit Education Trust). Ele prova centenas de vinhos todos os meses como editor da revista Adega e participa da produção do principal guia de vinhos da América do Sul, o Descorchados. “O curso me deu uma ótima base, mas muita coisa a gente aprende degustando no dia a dia. É um processo contínuo de aprendizado”, diz Milan.

A sommelière Alexandra Corvo é mais direta. Para ela, o curso dá a chance de o aluno não ficar dependente de quem nem sempre entende de  vinho e recomenda toda vez a mesma coisa. “O curso serve para as pessoas conhecerem seu próprio paladar e explorar sem medo a vastidão deliciosa dos vinhos”, diz Corvo.

Reunimos a seguir alguns dos principais cursos de vinhos do Brasil, com as características de cada um. Veja o que melhor o atende.

Para aprender a degustar 

 Del Vino Wine Club

A Del Vino Wine Club é uma escola de vinho com foco na experiência. 

Seus cursos são totalmente práticos, com muita degustação e em ambiente super descontraído: ideal para conhecer pessoas e fazer novas amizades. 

Além dos cursos básicos, a Del Vino organiza sua confraria, chamada de “Club”. Esses encontros acontecem em restaurantes selecionados na cidade de São Paulo. Os alunos têm a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos, através de jantares harmonizados com vinhos deliciosos. Tudo acompanhado por um Sommelier da Del Vino, que guia o grupo pelos caminhos interessantes das degustações e harmonizações.

E para quem quer conhecer mais a fundo a origem do vinho, a Del Vino ainda organiza grupos de viagens para vinícolas, onde os alunos podem ter uma experiência mais imersiva. É muito gostoso estudar sobre vinhos, mas é muito mais prazeroso vivenciar a experiência de degustar excelentes vinhos com paisagens maravilhosas. 

Site: delvinoclub.com.br/curso

Contato: 11 98940.4096

 

 

Associação Brasileira dos Amigos do Vinho (SBAV)

O objetivo da SABV é congregar diferentes pessoas que se interessem em degustar e estudar vinhos. Reúne estudiosos, enófilos, enólogos e demais apreciadores da bebida. Oferece diferentes tipos de curso, desde workshops de um dia com conceitos básicos, passando por formações em regiões específicas, como Portugal e Itália, até cursos de sommeliers de seis aulas de duas horas. A SBAV tem sedes em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

sbav-sp.com.br (São Paulo)
www.sbav.com.br (Rio Grande do Sul)

Associação Brasileira de Sommeliers (ABS)

Filiada à Association de la Sommellerie Internationale (ASI), a ABS tem sedes por todo o Brasil. A entidade oferece variados cursos em diferentes estados e no Distrito Federal. Desde o básico de vinho (8 aulas) até formações para sommeliers e profissionais (são três módulos com 35 aulas no primeiro, 43 no segundo e 23 no terceiro).

www.abs-sp.com.br (São Paulo)
www.absrs.com.br (Rio Grande do Sul)
abs-rio.com.br (Rio de Janeiro)

Centro Europeu

Reconhecido pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IP – Portugal), o curso de formação de sommeliers do Centro Europeu tem duração de 5 meses e é ministrado nas sedes de Curitiba e Ponta Grossa da instituição.

centroeuropeu.com.br

Ciclo das Vinhas

Baseada em São Paulo, a sommelière Alexandra Corvo oferece desde cursos básicos de um ou três dias até módulos intermediários de um, três ou mais dias. São experiências voltadas para quem quer entender seu paladar e reconhecer isso nos vinhos que mais gosta, com muita degustação. Também oferece curso para formação de sommelier, com mais de 30 aulas.

www.alexandracorvo.com.br

EntreCopos

O projeto EntreCopos nasceu em 2015 e hoje é conduzido pelos sommeliers Gabriele Frizon e Diego Arrebola. A dupla organiza o que chama de diálogos etílicos,  de uma noite. Eles oferecem experiências e soluções em diversas abordagens, sempre muito descontraídas.

www.facebook.com/entrecopos1

Eno Cultura (WSET e FWS)

Fundada em 2013, a Eno Cultura oferece cursos em diferentes localidades do Brasil e alguns países da América Latina, com certificação internacional pela instituição inglesa Wine & Spirit Education Trust (WSET) e pela americana Wine Scholar Guild (WSG). A curadoria WSET surgiu em 1969 na Inglaterra e hoje é referência no mundo todo. Demanda um dia de aula para o nível 1, cinco dias para o nível 2 e oito dias para o nível 3. A Eno Cultura também oferece o curso avançado sobre vinhos e regiões da França, com a qualificação French Wine Scholar (FWS), para profissionais experientes e consumidores experts. São três módulos e total de 120 horas de aula.

enocultura.com.br

Interanational Sommelier Guild (ISG)

A International Sommelier Guild é uma entidade profissional que qualifica e credencia sommeliers no mundo todo. Fundada em 1982, é atestada e licenciada pelo Ministério da Educação dos Estados Unidos, estabelecendo padrões para a profissão. Existem alguns tipos de curso dados em diferentes localidades, como o FWC (fundamental) de uma aula de oito horas, o IWC (intermediário) de oito aulas de três horas, o AWC (avançado) com 16 aulas de três horas e o ISGM (certificado internacional de sommelier) com 32 aulas de oito horas. Também dispõe de curso on-line.

www.internationalsommelier.com

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)

Com sedes espalhadas por todo o Brasil, o Senac tem em sua grade três cursos livres sobre vinhos, voltados principalmente para quem pretende atuar nas áreas de hospitalidade, turismo e alimentação. Um básico de 18 horas, um de formação de sommelier de 144 horas e um terceiro de harmonização de 30 horas.

www.senac.br 

Sommelier School (ISG)

Escola itinerante que vai aonde o aluno está, a Somm School ministra dois cursos de sommelier em três módulos – um com certificado internacional ISG (International Sommelier Guild) e outro criado pela própria escola – e mais um introdutório para consumidores. No curso licenciado pela ISG, são oito aulas de três horas no nível 1, 16 aulas de três horas no nível 2 e 32 aulas de oito horas no nível 3. No curso da Somm School, são oito aulas de três horas no módulo básico, 20 aulas de três horas no módulo intermediário e 16 aulas de três horas no módulo avançado. Sempre duas vezes por semana. No curso para consumidores são quatro aulas de três horas.

www.sommelierschool.com.br

The Wine School (WSET)

Com sede em São Paulo, a The Wine School é representante da escola inglesa WSET desde 2004. Oferece os três cursos da WSET. O nível 1 de um dia, o nível 2 de três dias e o nível 3 de seis dias. Começa preparando o aluno para degustar vinhos e fazer harmonizações com alimentos e vai até o conhecimento aprofundado de cultura de videiras e produção de vinho.

www.thewineschool.com.br

Universidade Caxias do Sul – Federação Italiana de Sommelier (UCS-FISAR)

Instalada numa região onde é muito forte a cultura da uva e do vinho, a Escola de Gastronomia da UCS oferece um curso de sommelier internacional com a chancela da Federazione Italiana Sommelier Albergatori Ristoratori (FISAR). É voltada para qualificação de profissionais em gastronomia e sommellerie. Com aulas das 9h às 18h durante seis dias, o aluno recebe seu certificado básico de sommelier internacional.

www.ucs.com.br

União Pioneira de Integração Social – Faculdades Integradas (UPIS)

Sediada no Distrito Federal, a UPIS oferece entre seus cursos de extensão um preparatório para sommelier. São dois módulos de 16 meses (360 horas) cada, três vezes por semana. Um voltado para proprietários e gerentes de estabelecimentos que comercializam vinho e gerentes e representantes de vendas de importadoras. E outro destinado a funcionários de restaurantes, supermercados, vendedores de lojas de vinhos e delicatéssen, além de garçons, maître e cumim (estes três últimos têm desconto).

www.upis.br

 

 



Assine Nossa Newsletter

e receba novidades, promoções e convites para eventos da importadora Winebrands