Eventos

Os vinhos da América do Sul

O jornalista chileno Patricio Tapia conhece como poucos o significado da palavra imersão. Nos últimos 20 anos, protagoniza um mergulho profundo no universo vitivinícola da América do Sul. O resultado é o mais conceituado guia de vinhos do continente, o Descorchados, que chega em 2018 à sua vigésima edição com a degustação de cerca de 4.500 rótulos vindos de 180 produtores argentinos, 220 chilenos, 30 uruguaios e 39 brasileiros.

Do início de sua empreitada, pouco menos de um mês antes da primavera quente de 1998 – a primeira edição saiu em 1999 –, Patricio guarda boas e reveladoras recordações. “Provamos algo em torno de 600 vinhos, talvez um pouco menos, todos chilenos. Naquela época, parecia uma enormidade, afinal, estava diante de uma montanha de garrafas que nunca havia visto, pelo menos não juntas”, lembra o autor do Descorchados 2018 (Inner Editora), que acaba de ser lançado no Brasil, com eventos em São Paulo e no Rio de Janeiro. “Quinhentas ou seiscentas amostras hoje parece um número ridículo, diante da quantidade de rótulos que degustamos para as últimas edições, em que precisamos de mais de mil páginas”.

Eventos

Apesar da dimensão que o Guia Descorchados alcançou, e das maratonas de degustação nesses 20 anos, Patricio não parece imune à motivação que o levou a produzir a primeira edição. “No contexto de uma cena tão dinâmica quanto a sul-americana, a verdade é que, muitas vezes, sentimos a necessidade de tentar mais, de investigar mais. Para estar atualizado, você precisa estar com as antenas bem alertas. Esse é o nosso objetivo”, diz.

 

 

 

 

 

 

Dois eventos marcaram o lançamento de Descorchados 2018 no Brasil. Reconhecido como a publicação dedicada à avaliação de vinhos mais importante da América do Sul, o guia foi apresentado primeiro em São Paulo, no Villaggio JK, local que abrigou mais de 100 produtores dos quatro países e recebeu pelo menos 1.000 visitantes. Depois, Patricio viajou para o Rio de Janeiro, cidade que recebeu pela primeira vez o evento, realizado no deck do Shopping VillageMall, com a presença de 25 produtores, recebendo mais de 350 visitantes em um ambiente de boa música e uma vista privilegiada.

 

Revelações

Uma das vinícolas que marcou presença no lançamento de Derscorchados 2018 foi a uruguaia Alto de la Ballena, localizada em Sierra de la Ballena, no departamento de Maldonado, sob o comando de Álvaro Lorenzo e Paula Pivel. Três de seus rótulos estão no guia, com destaque para o Cetus Cuvée (Cabernet Franc, Merlot e Syrah) 2013, que obteve 94 pontos e conquistou os prêmios “Vinho Revelação do Ano” e “Melhor Mescla Tinta” entre os vinhos do Uruguai.

Entre os argentinos, duas vinícolas merecem atenção especial pelos laços de sangue. Encravada no Vale de Uco, a “moderna” Riccitelli Wines, do enólogo Matías Riccitelli,  filho do lendário Jorge Riccitelli (enólogo do ano pela Wine Enthusiast em 2012), emplacou dois títulos de “Vinho Revelação”, com o Blanco de la Casa (Sauvignon Blanc, Sémillon, Chardonnay) 2017 e o Tinto de la Casa (Malbec) 2016, que tiveram 92 e 94 pontos, respectivamente. Enquanto isso, a “clássica” Norton, fundada em 1895, produzindo atualmente 24 milhões de garrafas com o enólogo Davi Bonomi, que substitui Jorge Riccitelli, ficou com o título de “Melhor Lunlunta” (região que fica em Mendoza) com seu Lote Lunlunta Malbec 2014, que obteve 95 pontos.

Do Chile, mais revelações. Destaque para o Reserva de Propiedad (Cabernet Sauvignon, Carménère, Cabernet Franc) 2016 da vinícola Haras de Pirque, em Maipo Alto, que pertence aos italianos de Antinori, prestigiosa vinícola da Toscana. O rótulo recebeu 91 pontos. O vinho emblemático da Haras de Pirque, porém, é o Albis, com mescla de Cabernet Saubignon e Carménères, cuja safra 2015 recebeu do guia 95 pontos. Por fim, sem sair de território chileno, entraram no Descorchados 2018 cinco rótulos da vinícola Anakena, em Requínoa, Alto cachapoal, com destaque para o “ambicioso” Alwa, uma mescla de Syrah, Cabernet Sauvignon e Carménère (93 pontos).

Informações:

Para comprar o Descorchados 2018, visite a loja da Revista Sabor, no endereço http://loja.sabor.club. O guia custa R$ 150,00.



Assine Nossa Newsletter

e receba novidades, promoções e convites para eventos da importadora Winebrands