News

Furmint, a estrela do leste europeu

A Furmint é uma uva branca do ramo Ponciano Balcânico da grande família Vitis vinifera. Seu nome vem do antigo “Froment”, uma referência à coloração de trigo dourado dos vinhos produzidos com essa variedade

Furmint, a estrela do leste europeu

Embora as origens exatas da Furmint não sejam claras, é provável que ela tenha sido introduzida na região austro húngara na média Idade Média, no século 13, durante o reinado do Rei Béla IV. A Furmint é uma uva branca do ramo Ponciano Balcânico da grande família Vitis vinifera. Seu nome vem do antigo “Froment”, uma referência à coloração de trigo dourado dos vinhos produzidos com essa variedade. Embora as origens exatas da Furmint não sejam claras, é provável que ela tenha sido introduzida na região austro húngara na média Idade Média, no século 13, durante o reinado do Rei Béla IV. Uma das teorias mais aceitas sustenta que a variedade seria originária do italianíssimo Piemonte, onde posteriormente caiu em desuso e desapareceu. Na Hungria, após a destruição causada pela invasão mongol, o rei Béla IV se empenhou na recuperação dos vinhedos, criando leis e políticas de incentivo à migração em massa de pessoas com conhecimentos em viticultura e enologia para recompor a região. Muitos destes imigrantes atenderam ao chamado real e trouxeram com eles novas variedades de uvas – dentre elas, possivelmente a Furmint.


É uma variedade de casca finíssima e maturação tardia, geralmente colhida a partir da segunda metade de outubro no hemisfério norte. Tais características fazem da Furmint uma uva altamente susceptível ao ataque do fungo da Botrytis cinerea, que perfura a casca, invade o fruto e o desidrata severamente, restando somente açúcares e ácidos. Na região húngara do Tokaj ela é amplamente utilizada na produção de brancos secos de caráter marcadamente mineral, ótimas notas vegetais e acidez notável, vinhos suculentos e encorpados, notadamente nos vinhedos plantados em solo tuff, uma rocha branca, porosa, quebradiça e de origem vulcânica. Em solos argilosos, essa variedade resulta em vinhos mais florais e frutados. É uma das uvas mais plantadas no leste europeu. É também a protagonista dos exuberantes tokajis de sobremesa, ao lado das duas outras variedades brancas utilizadas, a Sárgamuskotály (moscatel amarelo) e a menos conhecida Hárslevelü. É cultivada também na Eslováquia, Romênia, algumas ex-repúblicas soviéticas e também na pequena Eslovênia, onde é chamada de Sipon. Na Croácia, descobriu-se que a popular variedade branca Moslavac é, na verdade, a Furmint.

Leia também