Acontece

Eleito enólogo do ano

O francês Jean Claude Berrouet conquistou o prêmio “Enólogo de 2018” concedido pelo conceituado instituto Master of Wine. Conhecido por sua atuação no Château Petrus por mais de 40 anos, ele se notabilizou nos últimos anos por produzir vinhos que refletem o terroir do lugar de onde vêm, como acontece no Douro, em Portugal, onde participa como consultor da produção dos vinhos da Quinta da Boavista (na foto, ao lado de Tony Smith e do também enólogo Rui Cunha).

“Tenho uma grande satisfação por produzir vinhos clássicos e tradicionais, que têm desempenhado um papel importante na história das próprias regiões vinícolas”, disse Jean Claude, que não participou da cerimônia de anúncio do prêmio durante o evento vinícola ProWein, em Düsseldorf, na Alemanha, mas deixou sua mensagem.

Dado anualmente desde 2011, o prêmio reconhece realizações notáveis ​​no campo da produção de vinho e a escolha é feita tanto pelos membros do instituto Master of Wine (MW) como também pelos vencedores de edições anteriores.

Berrouet junta-se, agora, ao seleto rol de enólogos contemplados com a honraria, que inclui Peter Sisseck (2011), Peter Gago (2012), Paul Draper (2013), Anne-Claude Leflaive (2014), Egon Muller (2015), Álvaro Palacios (2016) e Eben Sadie (2017).

Além de seu sucesso na produção de vinhos, o enólogo francês venceu este ano por se revelar uma inspiração e até um mentor para muitos dos que participaram da eleição, informou o instituto Master of Wine.

Sua trajetória

Nascido no mundo do vinho (o Château Samion, em Lalande-de-Pomerol, é propriedade de sua família), Berrouet ingressou no Établissements Jean-Pierre Moueix em 1964, trabalhando no Château Magdelaine, onde permaneceu por 44 anos.

Renomado por sua manipulação dos vinhos Merlot em particular, Berrouet também foi chamado para ajudar a lançar o empreendimento californiano da família Moueix, Dominus, em 1982, ajudando a produzir sua primeira safra em 1983.

Embora Berrouet tenha se aposentado oficialmente em 2007, ele não parou de fazer vinhos. Administra a propriedade de Samion e Montagne-St-Emilion Vieux Château St-André com um de seus filhos e também presta consultoria a várias propriedades ao redor do mundo, incluindo Israel, Argentina, Espanha, Portugal e China.



Assine Nossa Newsletter

e receba novidades, promoções e convites para eventos da importadora Winebrands