Viagem

O Caminho de Santiago também passa pela Rioja Alavesa

A rota mais frequentada do Caminho de Santiago é, sem dúvida, o chamado “Camino Francés”.

A rota mais frequentada do Caminho de Santiago é, sem dúvida, o chamado “Camino Francés”, que passa por La Rioja cruzando Logroño, Nájera e Santo Domingo. Menos conhecida é a existência do trecho que corta de leste a oeste toda a Rioja Alavesa. Há cinco séculos, várias alternâncias históricas lhe conferiram certa relevância.

Segundo os historiadores, as ramificações do Camino não eram incomuns. Em muitos casos, ocorriam pela instabilidade política dos territórios cruzados. Em outros, pela vontade dos aristocratas de evitar as massas de peregrinos de classes mais baixas. Talvez a rota Rioja-Alava tenha nascido dessa intenção.

De qualquer forma, um personagem importante acabou por popularizá-la: o Rei de Navarra, Carlos III, o Nobre (1361-1425). Na década de 1380, enquanto ainda era um príncipe, ele partiu em uma peregrinação a Compostela para agradecer por ter sido libertado de seu cativeiro na França. De Viana, ele viajou com uma grande comitiva nas cidades da então chamada Sonsierra de Navarra, que já deviam contar com infraestrutura suficiente para acomodar a passagem de peregrinos de elevada estirpe.

A viagem do príncipe Carlos consolidou o itinerário entre os vinhedos de Rioja Alavesa. Algumas impressões arquitetônicas permanecem, como as conchas “jacobeas” no lintel da porta principal do palácio de Samaniego, construído no século XVII. No pórtico da igreja de Santa Maria de los Reyes de Laguardia, pode-se admirar a escultura gótica do apóstolo Santiago em traje de peregrino. Além desses traços físicos, gostamos de imaginar as pegadas dos peregrinos na terra clara de nossas estradas.

 

 

De acordo com o renomado historiador de Lapuebla de Labarca, Salvador Velilla Córdoba, a rota jacobina através de Rioja Alavesa e Sonsierra está estruturada nas seguintes etapas:

  • de Viana a Oyón-Oion (1 hora e 15 min de caminhada);
  • de Oyón-Oion a Laguardia (4 horas e meia);
  • de Laguardia a Samaniego (2 horas e 40 min);
  • de Samaniego a Ábalos (1 hora e 5 minutos);
  • de Ábalos a Santa María de la Piscina (40 minutos);
  • e de Santa María de la Piscina a San Vicente de Sonsierra (1 hora), de onde a estrada entra em La Rioja para ligar com a rota principal.

Uma última curiosidade: o conhecido Camino del Norte, que atravessa as planícies de Alava, flui para a cidade de Salinillas de Buradón. De lá, atravessa Briñas em direção a Haro. Ou seja, esse outro trecho passa próximo às vinhas do Conde de los Andes.

 

Conteúdo gentilmente cedido pelo blog da Bodegas Muriel 



Assine Nossa Newsletter

e receba novidades, promoções e convites para eventos da importadora Winebrands