Winebusiness

Uma seleção de vinhos TOP 10 da Prazeres da Mesa

A revista Prazeres da Mesa acaba de publicar um ranking com os 100 melhores vinhos de 2017. A Winebrands emplacou seis vinhos e ainda conquistou o primeiro lugar na Categoria Top 10 Rosés com o Covela Rosé.

 

A Prazeres da Mesa acaba de publicar um ranking com os 100 melhores vinhos de 2017. Neste ano, a lista está dividida em 10 categorias. Segundo a revista, “o novo formato organiza de forma mais justa todos os estilos de vinhos e as preferências dos consumidores, além de facilitar a orientação e a leitura”.

Entre os diferentes top 10 há rótulos de 29 importadores e nove vinícolas brasileiras. A Winebrands emplacou seis vinhos e ainda conquistou o primeiro lugar na Categoria Top 10 Rosés com o Covela Rosé (um português de R$ 80), que empatou com o Domaine Ott (um provençal de R$ 400).

Participaram da eleição especialista de peso. Votaram no Top 100 nomes como Paulo Brammer, da Enocultura, Lamberto Percussi, da Vinheria Percussi, Rodrigo Lanari, da Winext, Marcio Pinto de Oliveira, da Vinotícias, Silvestre Tavares Gonçalves, da Band News FM, além da equipe da Prazeres da Mesa, com Marcel Miwa, Ricardo Castilho, Luiz Bolonhez e Ricardo Romero. Eles incluíram esta seleção dos vinhos Winebrands em diferentes categorias do Top 10.

Top 10 Branco do Velho Mundo

Ribeiro Santo Encruzado 2015
Portugal, Dão
100% encruzado
Produtor: Magnus Vinho

Principal cepa branca da região do Dão, a uva encruzado revela branco com estrutura, frutas cítricas e notas amanteigadas devido a sua passagem por madeira – fermenta em carvalho francês. Cor límpida com nuances verdes. Aromas delicados com notas de limão, maçã verde e flores secas. Em boca mostra muita fruta fresca, mineralidade, acidez cítrica e um excelente equilíbrio. Servir entre 8oC e 10oC.

Top 10 Doces e Fortificados

Moscato D’Asti Prunotto 2016
Itália, Piemonte, Asti
100% Moscato bianco di Canelli
Produtor: Antinori

Elaborado com a uva Moscato, muito aromática, é o vinho de sobremesa mais conhecido do Piemonte. Seduz ao se aproximar o nariz da taça. Leve e frutado, pode se revelar um excelente aperitivo se for servido gelado ou até combinar com panetone de frutas. Amarelo-palha intenso. Aromas típicos de Moscato: notas de frutas brancas, mel, flores. Na boca é fresco e equilibrado. Com muito boa acidez, que sustenta sua concentração de açúcar.

Top 10 Qualidade e Preço

Falesco Vitiano Rosso 2015
Itália, Umbria, Montecchio-Orvieto
34% Sangiovese, 33% Merlot e 33% Cabernet Sauvignon
Produtor: Falesco

Os enólogos e irmãos Riccardo e Renzo Cotarella criaram o Vitiano há 15 anos. Vermelho-rubi intenso e profundo. Apresenta aroma intenso e frutado, elegante, com notas de frutas vermelhas frescas. Em boca é suculento, com boa acidez, estrutura e elegância. Servir entre 16oC e 18oC.

Top 10 Rosé

Covela Rosé 2015
Portugal, Minho
100% Touriga Nacional
Produtor: Quinta de Covela

Principal uva do Douro, a touriga é capaz de produzir roses elegantes, delicados, gastronômicos e com muito frescor quando colhida antes do final do verão. Trata-se de um vinho cor rosa claro (salmão) e aroma intenso, floral e delicado, com notas de flor de laranjeira e violetas. No paladar, é seco com uma acidez muito bem equilibrada. Cremoso, excelente aroma de boca, final longo e elegante. Servir entre 8oC e 10oC.

Top 10 Tintos Novo Mundo

Erath Estate Selection Pinot Noir 2011
Estados Unidos, Oregon, Willamete Valley
100% Pinot Noir
Produtor: Erath Vinery

Elegante, fino, fácil de beber e gastronômico, o Erath Estate Selection é elaborado com a seleção das melhores parcelas de vinhedos da Erath em Willamette Valley. Apresenta vermelho-rubi. É complexo e intrigante. No nariz revela notas balsâmicas, folhas secas, terra, baunilha, cereja e leve toque floral. Em boca é frutado com notas de ameixa, leve toque defumado e final bastante longo. Servir entre 16oC e 18oC.

Top 10 Tinto Velho Mundo

Arianna Occhipinti Il Frappato 2013
Itália, Sicília
100% Frapatto
Produtor: Occhipinti

Trata-se de um vinho robusto, elegante e original, que reflete suas raízes camponsesas e o passado de sua terra. Na cor apresenta um delicado granada com nunces rubi. No nariz um vinho de grande complexidade com notas vegetais, herbáceas, delicadamente floral, terroso e profundo. Na boca, boa estrutura equilibrada com a acidez presente, taninos delicados e persistentes, cassis, mirtilo, amora e cereja.

 



Assine Nossa Newsletter

e receba novidades, promoções e convites para eventos da importadora Winebrands