News

27 de Outubro, Champanhe Day!

O champagne, que se escreve com a inicial c minúscula, é um célebre vinho espumante criado e produzido na famosa região francesa de Champagne – esta sim, escrita com C maiúsculo. Considerada uma das bebidas mais glamourosas e elegantes, ela tem um dia – o Champagne Day, onde se comemora o Dia Mundial do Champagne

27 de Outubro, Champanhe Day!

Datas comemorativas são as mais indicadas para apreciar um champanhe – que aqui no Brasil abrasileiramos a escrita e escrevemos com nh. A bebida tem um delicado processo de produção, e passa por duas fermentações. Na verdade, existem dois processos para a produção de vinhos espumantes: o Charmat e o Champenoise. No método tradicional, o Champenoise, a primeira fermentação ocorre normalmente ainda no primeiro estágio do vinho de base, e a segunda fermentação dentro da garrafa, gerando uma bebida plena de aromas e sabores delicados e complexos, que vão variar de acordo com as uvas utilizadas, com detalhes do processo de produção, com o terroir dos vinhedos e outras variáveis possíveis.


No método Charmat, criado para a produção de espumantes menos custosos, a primeira e a segunda fermentações acontecem dentro de tanques de inox, resultando em espumantes de custo mais baixo – porém, para a bebida ser considerada um Champanhe, ela obrigatoriamente deve ser elaborada pelo método tradicional, o Champenoise. No Charmat, ela pode ser classificada tecnicamente de vinho espumante – mas nunca um champanhe – denominação que também só pode ser empregada para vinhos espumantes produzidos na região de Champagne. Mesmo espumantes de altíssimo padrão, elaborados pelo método Champenoise em outros regiões do mundo, como na Itália, por exemplo, não podem ser classificados como tal. Na Itália, os espumantes são chamados carinhosamente de Boliccine, uma forma simpática de se referir a vinhos com borbulhas. Podem ser também os célebres Franciacortas, produzidos na região da Lombardia. Na Toscana, são produzidos espumantes de altíssima qualidade que rivalizam com excelentes champanhes franceses.

Houve um tempo em que, no Brasil, qualquer espumante era chamado de Champanhe. Em 1927, a região de Champagne ganhou o título de AOC – Appellation d’Origine Contrôlée (Denominação de Origem Controlada), ou seja, apenas as garrafas feitas de uvas Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay, cultivadas dentro desta região delimitada e respeitando os métodos de produção, é que têm o direito de usar o nome champagne.

O Champagne Day surgiu nos Estados Unidos, criado pelo blogueiro americano Chris Oggenfuss, que homenageou a bebida no dia 23 de outubro, mas o dia Mundial do Champagne acabou sendo redefinido para a 4ª sexta feira do mês de Outubro; assim, em 2023 esse dia é comemorado em 27/10.

Mais sobre o Champagne Day




Leia também