Ana Barba, Bodegas Muriel
Ana Barba é diretora de exportação da Bodegas Muriel, situada no pequeno vilarejo de Elciego, uma das porções mais privilegiadas da Rioja, ao norte do Rio Ebro
Fundada em 1926, a Bodegas Muriel desfruta de grande prestigio no cenário vitivinícola espanhol. Conversamos com ela em sua passagem por São Paulo, por ocasião da Prowein 2023.
Conte-nos um pouco sobre a sua região, a Rioja
“Estamos na região vitivinícola mais celebrada da Espanha. A Rioja foi a primeira região do país a obter uma Denominação de Origem, criada em 1925 e ratificada em 1932. Ela não é a maior em território, mas é de lá que saem seus vinhos mais cobiçados. Seus 65.000 hectares de vinhedos estão distribuídos em três distintas regiões administrativas: La Rioja, Navarra e País Basco. Houve um tempo em que tudo que era produzido nessa vasta região só podia conter a denominação genérica Rioja.
Mais recentemente, houve uma bem vinda sub divisão em Rioja Alta, Rioja Alavesa e Rioja Ocidental. A Rioja Alta é a mais extensa das três sub regiões, com cerca de 42% dos vinhedos, espalhados por 75 municípios. É difícil estabelecer com precisão quando se iniciou a viticultura na região, mas há fortes indícios que tudo começou quando os Fenícios plantaram as primeiras vinhas, em torno de dez séculos antes de Cristo. Um segundo e importante impulso na produção foi dado pelos romanos, à partir da conquista desta parte da Península Ibérica no século 2 AC.
As coisas começaram a melhorar a partir da subdivisão da região. Hoje, além das sub-regiões, temos também a permissão de mencionar nos rótulos o município de origem dos vinhos, o que contribui positivamente para uma melhor identificação de nossos vinhos, ampliando ainda mais nosso reconhecimento mundial.”