Gropello Gentile
Em todo o mundo, há não mais de 500 hectares de vinhedos da delicada uva Gropello Gentile
Variedade nativa da Lombardia, onde concentram-se praticamente todos os seus vinhedos, a Groppello se originou à partir da uva Gropellone. Assim como muitas outras variedades, ela teve seu declínio e beirou a extinção. O renomado enólogo italiano Mattia Vezzola vislumbrou seu potencial e começou a recuperação dessa casta, melhorando e replicando seus vinhedos.
Mattia já foi eleito duas vezes o melhor enólogo da Itália. A Gropelllo apresenta excelente potencial para a vinificação. Nos férteis terrenos vulcânicos a oeste do grande Lago di Garda, o maior lago da Itália, com 370 km2, ela a cultiva em clima moderado, perfeito para o seu desenvolvimento. Seus vinhos têm sutil coloração violácea, são delicadamente aromáticos, leves, elegantes e com ótimo frescor e acidez.
Com ela Mattia produz um vinho que já entrou para a história da enologia italiana, o Rosamara, um corte inusitado e elaborado com quatro variedades tintas, Groppello Gentile, Sangiovese, Barbera e outra variedade nativa da Lombardia e pouco conhecida, a Marzemino. Seu rosé icônico já bateu muitos exemplares de Provence em concursos mundiais e degustações às cegas.
É um vinho perfeito para uma salada de frutos do mar, pescado grelhado, queijos levemente curados e embutidos.