News

Matias Riccitelli e o icônico Riccitelli & Father

Nascido em Cafayete, Salta e criado em meio à vinhedos, Matías Riccitelli começou a produzir seus vinhos em 2009. Filho do grande produtor Jorge Riccitelli, Matías desenvolveu suas habilidades como enólogo trabalhando durante alguns anos em outras bodegas, até começar sua produção autoral. Aqui ele nos conta um pouco sobre o seu icônico Malbec Riccitelli & Father

Matias Riccitelli e o icônico Riccitelli & Father

Sua vinícola própria veio anos mais tarde e encontra-se em Las Compuertas, na zona mais alta da mundialmente famosa Luján de Cuyo, uma das principais regiões enoturísticas da América latina. Com diminutos e poucos vinhedos próprios e o trabalho junto à pequenos produtores locais, Matías produz vinhos incomuns.


Irreverente e humilde, está sempre em busca de vinhedos especiais para produzir seus vinhos sempre muito bem pontuados. Foi eleito pelo Guia Descorchados o Enólogo do Ano 2021. No Worlds Best Vineyards, a Bodega Riccitelli detém a 55º posição ente os 100 melhores vinhedos do mundo em 2022.

Seus vinhos, além de incomuns, tem profundidade. E o excepcional Riccitelli & Father não poderia ser diferente. “Fiz esse vinho com meu pai. É um projeto com grande significado para mim”, diz o simpático Matias, que utilizou para este vinho 80% de uvas Malbec provenientes de videiras de 100 anos, plantadas em um solo pedregoso-argiloso em Las Compuertas, Luján de Cuyo, e uvas Cabernet Franc provenientes de vinhas jovens de seis anos de idade, cultivadas em Vistaflores, no Valle de Uco, em um solo arenoso pobre em matéria orgânica.


Ambas as colheitas acontecem manualmente na primeira semana de abril e a fermentação acontece em pequenos barris de carvalho francês. O vinho amadurece por 16 meses em barricas francesas de 2.000 litros. O resultado é um vinho intenso e suculento, de cor rubi e com surpreendente profundidade aromática e gustativa. Aromas exuberantes de frutas escuras; alcaçuz e especiarias características da Cabernet Franc e as clássicas notas florais da Malbec. No paladar, confirmam-se suas características olfativas, com taninos consistentes e polidos e notável persistência.


Um vinho único, fruto de um bem sucedido projeto de um jovem e arrojado enólogo com o seu pai, o renomado enólogo argentino Jorge Riccitelli. Duas gerações de homens apaixonados pelos vinhos e pelo que fazem.

Riccitelli & Father 2020

Leia também