News

Vinho & Outono

Há vinhos para cada estação do ano? A resposta é, sem dogmas, sim. Basicamente, fala-se mais de vinhos para o calor e o frio – no verão, brancos leves, frutados, de grande frescor e acidez, para comidas leves como saladas, frutos do mar, pescados e carnes brancas, vinhos para praia, piscina ou para um brinde de fim da tarde – como um espumante, por exemplo

Vinho & Outono

O inverno, por sua vez, é mais adequado aos vinhos mais encorpados, mais potentes e alcoólicos, que acompanhem bem comidas mais substanciosas, gordurosas ou mais condimentadas, que nos deem saciedade e conforto no frio, como ossobuco, guisados, assados, cortes de cordeiro e lasanhas à bolonhesa.

Mas e no outono, o que beber? Bem, uma sugestão são vinhos “intermediários” – e o que seria isso? De um modo geral e, mais uma vez, sem dogmas e sem interpretações literais, são vinhos de corpo leve ou médio, não muito alcoólicos, não muito tânicos, preferivelmente aromáticos e, se possível, com uma nota terrosa, que combinem com pratos também de peso médio, como uma torta de cogumelos, risotos, uma lasanha de queijo com vegetais, carnes magras na grelha ou uma tábua de frios. No caso dos frios, sugere-se que o tinto não seja muito tânico e sem passagem por barrica.


Testamos uma harmonização que ficou muito boa: a saborosa coxinha de pato ficou perfeita com o LES JAMELLES PINOT NOIR PAYS D’OC 2021, um Pinot Noir do Languedoc, com aroma marcante de frutas vermelhas, um toque mineral e taninos delicados, um vinho perfeito para um agradável snack no outono!



Leia também