News

Languedoc

Situado na costa mediterrânea no sul da França, o Languedoc encontra-se entre a Provence e os Pirineus e forma uma região conhecida por Midi. Uma região plena de história, onde a vitivinicultura começou pelas mãos dos gregos e foi aprimorada pelos romanos

Languedoc

O Languedoc-Roussillon, chamado na maioria das vezes apenas de Languedoc, é uma vasta região costeira, quente e luminosa, com vinhedos que se esparramam numa área de 27.376 km2. Historicamente, o Languedoc responde pela produção de um volume enorme de vinhos. Sua capital, Montpellier, tem um belíssimo bairro medieval preservado e encontra-se a dez km da costa do Mediterrâneo.

Durante décadas a região foi (e ainda é) famosa por seus vinhos despretensiosos, rótulos simples e baratos para o dia a dia. Era do Languedoc que partia a maior parte da produção que até a Segunda Guerra Mundial sustentou um notável consumo de 150 litros de vinho per capita na França. Nos últimos anos, cresce o número de produtores que se dedicam a compreender melhor seus terroirs e obter vinhos de qualidade superior. Um fato contribuiu muito para dar ao Languedoc novas perspectivas e fôlego: a chegada de variedades internacionais, como Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Sauvignon Blanc e outras. Até então, eram somente permitidas as uvas locais – que não são poucas, como Syrah, Grenache, Mourvèdre, Cinsault, Carignan, Rolle, Clairette, Terret, Boubolenc, Muscat, Maccabéo, Picpoul, Marsanne e Viognier, para mencionar as mais conhecidas.


Muitos produtores enxergaram boas perspectivas e deixaram suas regiões de origem, tanto na França como na Austrália e USA, para se estabelecer no Languedoc, lá produzindo vinhos que vem elevando o suatus da região. É nesse contexto que se encontra o Les Jamelles. Originários da Borgonha, os proprietários Catherine e Laurent fortaleceram suas raízes nos vinhedos de Languedoc em 2015. Em Ouveillan, na planície de Narbonne, o casal adquiriu sessenta hectares de vinhas ao longo do canal du Midi, no antigo leito do rio Aude, em solos silte-argilosos. Depois de mais de 25 anos cruzando os vinhedos do Laguedoc, Catherine e sua equipe domaram a incrível diversidade de terroirs e selecionaram aqueles que representam a melhor expressão de cada uma das 26 variedades de uva com as quais produzem seus vinhos, originários de quinze terroirs espalhados por toda a região de Laguedoc-Roussillon, com concentração nos departamentos de Aude e Hérault. No Brasil, os rótulos da Les Jamelles são importados com exclusividade pela Winebrands.

Les Jamelles



Leia também