News

SOROROCA ABURI & ENCOSTA DO SOBRAL RESERVA

Em mais uma de nossas seguidas visitas à Cunha, retornamos ao BlackFin, um restaurante e cervejaria artesanal que se autodenomina com bar de Yzakaya, algo que pode ser informalmente traduzido como um lugar de “comida de boteco” – neste caso, de um boteco japonês. E que comidas!

SOROROCA ABURI & ENCOSTA DO SOBRAL RESERVA

O chef e artesão ceramista Marcelo Tokay preparou uma série de comidinhas para combinar com nossos vinhos, e um dos destaques foi a saborosa Sororoca aburi. “Aburi” significa “maçaricado” – um Sashimi de Sororoca maçaricada.


A Sororoca (Scomberomorus maculatus), é uma entre muitas espécies de cavala, parente do atum, conhecida no Nordeste brasileiro como Serra. Ela está presente em todo o litoral brasileiro ao longo do ano. É também popularmente chamada de Cavala, Cavalinha, Caroroca e outros nomes regionais. Sua carne é branca, gorda e firme, perfeita para sashimis ou para ser grelhada ou assada, pois sua gordura a faz resistir ao calor sem ressecar.


O Sashimi de Sororoca maçaricada ficou ótimo com o ENCOSTA DO SOBRAL RESERVA TEJO BRANCO, um branco suculento, untuoso e rico. É produzido na região portuguesa do Tejo (antigamente denominada Ribatejo), com uma mescla pouco comum de três uvas: 40% de Gouveio, 30% de Viosinho e 30% da variedade francesa Viognier. Com uma cor amarelo citrino, tem aroma marcante de frutas brancas, uma discreta nota de especiarias e algo de baunilha. No paladar, é encorpado, suculento, com muito frescor, acidez bastante presente e um final deliciosamente longo.
Saluti, Kanpai!

@barblackfin
@vinhasdaharmonia

Leia também