News

15 de Novembro, Dia Internacional da Zinfandel

A uva Primitivo é um dos ícones da região da Puglia, no sul da Itália. Há histórias e controvérsias sobre variedade: dizem que os primeiros relatos sobre ela surgiram no século 18, enquanto outros mencionam que vinhos de Primitivo já eram comercializados quatro séculos antes, em 1.400

15 de Novembro, Dia Internacional da Zinfandel

Análises ampelográficas e de DNA demonstraram que as uvas Primitivo e Zinfandel são originárias de uma mesma variedade, a impronunciável uva croata Crljenak Kastelanski.

O seu nome Primitivo é uma referência à sua maturação. Enquanto muitas tintas amadurecem entre Setembro e Outubro, a Primitivo amadurece mais cedo, muitas vezes no mês de Agosto. A Puglia é um extenso território, e as vinhas crescem em solos vulcânicos, de depósitos aluviais e arenosos. Na Itália suas principais regiões produtoras encontram-se no sul, em Manduria e Salerno, de onde sem seus vinhos com melhor reputação.

É uma videira vigorosa, sensível a geadas. Seus cachos são pequenos, alongados e de frutos bem redondos e de pele fina e delicada. Seus vinhos são macios, com boa densidade e nítidos aromas frutados, onde despontam frutas vermelhas e escuras – mais para frutas maduras ou em compota do que para frutas frescas. Embora não seja um vinho propício para guarda, um pouco de tempo pode despertar delicadas notas adocicadas de especiarias.


Embora o sul da Itália seja bastante quente no verão, há áreas sob razoável influência dos mares Jônico e Adriático que proporcionam maior amplitude térmica, o que favorece nos frutos a concentração de cor, açúcares e aromas e resulta em vinhos mais concentrados e alcoólicos.

Duas características marcantes da Zinfandel são a sua textura sedosa e aveludada e seu açúcar residual. Ambas as características fazem dos vinhos de Zinfandel uma excelente opção para quem está começando a beber e prefere tintos ligeiramente mais adocicados e sem a presença ostensiva de taninos.

Diz-se que os melhores tintos de Zinfandel são provenientes das regiões californianas de Napa e Sonoma, onde dão origem à tintos intensos e alcoólicos e marcadamente frutados, onde despontam notas de mirtilo, cereja e amora com nuances de condimentação, com presença de coco, tabaco e torrefação. Em outras áreas da Califórnia, a variedade rende tintos mais simples, leves e frutados, menos sofisticados, mas com grande aceitação para consumo no dia a dia.

ANTICO ROSONE PRIMITIVO PUGLIA I.G.T 2021


Leia também