around the glass

As mudanças climáticas favorecem o vinho?

Para quem acompanha as safras recentes do vinho brasileiro, o novo estudo da Universidade de Oxford comprova, cientificamente, o que já se observa na prática. O trabalho mostra que as chamadas mudanças climáticas podem levar a uma melhora na qualidade do vinho, que é exatamente o que vem acontecendo com os brancos e tintos brasileiros, principalmente os gaúchos

As mudanças climáticas favorecem o vinho?

Verões quentes e invernos úmidos têm determinado a qualidade do vinho, afirma o estudo. Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores compararam as pontuações dos últimos 70 anos dos vinhos de Bordeaux combinadas com dados sobre o clima daquele ano específico. E descobriram que vinhos de maior qualidade são produzidos em anos com temperaturas mais quentes, com mais chuvas no inverno e crescimento mais precoce. Bordeaux foi escolhida por ter registros de pontuações dos críticos há várias décadas.

O fato inédito do estudo é analisar o clima, não apenas na época da floração e colheita, mas durante todo o ano. O estudo aponta que vinhos de alta qualidade estão associados a invernos mais frios e chuvosos; verões quentes e secos; e outonos frescos e secos, o que vem acontecendo na região nos últimos tempos.

Saiba mais
www.thedrinksbusinnes.com

Leia também