News

OSTRAS & LES JAMELLES VIOGNIER

As ostras sempre tiveram lugar garantido na gastronomia, apreciadas desde os tempos antigos. Para os puristas, nada melhor que as consumir in natura (com pouco ou nenhum sumo de limão), a fim de preservar seu delicado sabor e salinidade, o gosto de maresia e aquele toque característico de iodo

OSTRAS & LES JAMELLES VIOGNIER


As águas limpas e frias da costa catarinense são ricas em nutrientes, ótimas para o bom desenvolvimento das ostras, que levam aproximadamente oito meses se desenvolvendo submersas em gaiolas chamadas de lanternas. Santa Catarina lidera a produção nacional, com nada menos de 955 da produção brasileira. Há diferentes espécies desse molusco bivalve, e a espécie Crassostrea giga, de origem japonesa e que não produz pérolas, é a mais cultivada no Brasil. O maior produtor mundial é a França.

As ostras são animais filtradores, que se alimentam de plâncton retirado da água que filtram incessantemente. Uma ostra adulta pode bombear 80 litros de água por dia. Além de saborosas, elas são nutritivas: 100 gramas de ostras têm cerca de 100 calorias, ferro, selênio, sais minerais e ômega-3.


Testamos com as ostras o suculento LES JAMELLES VIOGNIER PAYS D’OC 2021, produzido no Languedoc pela vinícola Les Jamelles com 100% de uvas Viognier. Um vinho jovial e descomplicado, de aromas e paladar frutados, acidez deliciosa e muito frescor. O par perfeito para as ostras in natura!

Leia também