Três perguntas

Sylvio Drummond, Camarada Camarão

Democratizar o consumo de camarão. Levar a iguaria para pratos populares e torná-la acessível. Foi com essa meta principal que Sylvio Drummond, 51, CEO do grupo Drumattos, criou a rede Camarada Camarão

Sylvio Drummond, Camarada Camarão

O primeiro restaurante foi aberto em 2005 no Recife, PE. Dezessete anos depois, a rede fechou 2022 com 20 unidades, cinco delas abertas neste mesmo ano. Para 2023, devem ser inauguradas oito novas casas, três no primeiro semestre e cinco no segundo. A expansão da rede foi acelerada através da entrada, na sociedade, do fundo de investimento Vinci Partners. Cada unidade representa cerca de cinco milhões em investimentos e gera aproximadamente 100 postos diretos de trabalho.

Mas nem só de camarão vive o Camarada Camarão: o cardápio é eclético e tem pratos variados para apreciadores de carnes, massas e outras opções como saladas, lanches e sobremesas.

Nossa meta é ambiciosa. Para os próximos cinco anos, projetamos a abertura de 60 novas operações, fechando o ano de 2028 com 80 unidades”, diz Sylvio, que nos respondeu Três Perguntas

Dentre muitos fatores indispensáveis ao sucesso de uma operação desse porte, além do aporte de capital é possível nomear um fator fundamental de sucesso?
Sim, sem dúvida. Além de muito planejamento e uma gestão extremamente profissional, há um fator fundamental para o sucesso de uma operação desse porte: a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Nós sempre prezamos por oferecer pratos deliciosos, com ingredientes frescos e de alta qualidade, e um serviço impecável aos nossos clientes. Além disso, investimos constantemente em treinamentos para nossos colaboradores, para garantir que eles estejam sempre preparados para atender bem nossos clientes.

Como é, em linhas gerais, o consumo de vinhos em seus restaurantes? Há evolução no consumo e há também diferenças de comportamento do consumidor entre os diferentes restaurantes?
O consumo de vinhos em nossos restaurantes tem crescido ao longo dos anos. Nós oferecemos uma variedade de vinhos de diferentes regiões e estilos, com preços acessíveis, o que tem agradado bastante nossos clientes. No entanto, é importante destacar que o consumo de vinho varia bastante entre os diferentes restaurantes da rede, já que cada região do país tem suas próprias preferências e hábitos de consumo.

O que falta para o consumo de vinhos no Brasil crescer significativamente?
Para o consumo de vinhos no Brasil crescer significativamente, é necessário que haja uma mudança cultural em relação à bebida. O vinho ainda é visto por muitos como uma bebida de elite e sofisticada, o que afasta algumas pessoas. Queremos desmistificar isso. Nossas adegas climatizadas chegam a comportar quase mil garrafas. O vinho não só faz parte de uma refeição, mas compõe uma experiência que queremos sempre oferecer aos nossos clientes.

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