News

Becker Landgraf

O cenário é a belíssima Reinhessen, a mais extensa e produtiva das 13 regiões vitivinícolas da Alemanha e situada próxima ao Rio Reno. Ao contrário das mais famosas Mosel e Rheingau, onde predominam os solos xistosos, em Rheinhessen os solos argilo-calcários permitem expressão bastante pura e mineral da Riesling e proporciona ótimas condições para a Pinot Noir

Becker Landgraf


Assim como em Chablis, nos primórdios Rheinhessen foi uma bacia marinha e, em seu solo encontram-se muitos fósseis marinhos.

As uvas são cultivadas na região desde a época romana e a viticultura foi promovida por Carlos Magno. A denominação Glöck está documentada desde o ano 742 e é a mais antiga da Alemanha. Nos 26.758 hectares de vinhedos de Rheinhessen, há cerca de quatro anos as variedades brancas representavam 71% dos vinhedos, sendo que 18% do total de vinhedos é de Riesling.


É nesse cenário que se encontra a prestigiada vinícola Becker Landgraf, com seus Rieslings e Pinots elegantes e impecáveis. Seus proprietários, Johanes e Julia Landgraf casaram-se em 2005 e se mudaram de Rheingau, onde Johanes trabalhava na vinícola do pai, para Reinhessen, onde Johanes passou a trabalhar na vinícola do pai de Julia, no vilarejo de Gau-Odernheimer.


Os 16,5 hectares de vinhedos são tratados com intervenção mínima, o que significa nenhuma irrigação, adubação exclusivamente orgânica e cultivo de outros vegetais ao redor, como forma de preservar a integridade do solo e permitir que o terroir se expresse nos vinhos.


Esta filosofia se estende à adega, onde as fermentações ocorrem de forma natural e espontânea, com estágio prolongado com as borras, o que dá aos vinhos complexidade e os protege da oxidação. Becker Landgraf é uma das quatro vinícolas de Rheinhessen a integrar a associação Fair n’Green, como modelo de produção sustentável e boas práticas de sustentabilidade ambiental e sócio-econômicas.


Becker Landgraf

Leia também